quinta-feira, abril 19, 2007

Sustentabilidade e Design


" In this age of mass production when everything must be planed and designed, design has become the most pow
erful tool with wich man shapes his tools and environments (and by extension, society and himself). This demands high social and moral responsability from the designer." Victor Papanek, 1971


Num planeta com uma população crescente, com aspirações humanas cada vez maiores e capacidade de recursos finita, os actuais padrões de consumo e desenvolvimento não seguem um padrão sustentável. O reconhecimento mundial da necessidade de um desenvolvimento sustentável implica que o consumo massivo dos bens e o seu aspecto funcional deva ser caracterizado
por uma melhoria contínua a nível de valores ambientais,económicos e sócio-culturais. Assim a exploração, entendimento e previsão dos problemas e oportunidades para inovar e desenhar produtos traz-nos serviços de qualidade superior.

Todos os produtos têm um ciclo de vida, este representa todos os estágios de criação e uso do produto até ao seu destino final. Em cada estágio deste ciclo de vida existem numerosas oportunidades de melhoria.

O trabalho individual do designer, sem a colaboração de outras disciplinas torna-se limitado. No entanto com uma abordagem multi disciplinar o designer emerge como o personagem crítico, garantido que vários aspectos e considerações, por vezes conflituosos, sejam incorporados na concepção do produto. É ainda o designer que cria a importante interface entre o produto e o consumidor, tendo assim nas suas mãos a responsabilidade de, com a sua criatividade e inovação, transmitir uma mensagem positiva, educativa e responsável a todos.

Sem comentários: