quarta-feira, maio 02, 2007

2007 Top Ten Green Projects

O Instituto Norte-americano dos Arquitectos (American Institute of Architects - AIA) seleccionou e anunciou, no passado mês, os dez melhores edifícios construídos nos Estados Unidos, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, na iniciativa "Top 10 Green Awards".

Este concurso teve a sua primeira edição há onze anos, tendo registado um crescente número de candidaturas.

Os projectos vencedores evidenciam um elevado cariz inovador, com a aplicação de estratégias de construção sustentável que possibilitam a redução dos consumos energéticos diminuindo, consequentemente, o contributo dos edifícios para as alterações climáticas. Realça-se também a redução do consumo de materiais de construção, a reutilização de materiais, a redução dos consumos de água bem como a melhoria da qualidade do ar interior.

Estes projectos provam que muitas inovações eficientes de design não representam mais um custo adicional na construção de edifícios, especialmente tendo em conta o período de retorno do investimento face ao período de vida das infraestruturas.

No site da AIA (http://www.aia.org/) encontra-se disponível a lista dos projectos vencedores, bem como informação detalhada sobre os mesmos.


Sem comentários: