segunda-feira, maio 21, 2007

Etanol brasileiro com rótulo social e ambiental

O Ministro da Agricultura brasileiro anunciou, na semana passada, que o Governo pretende criar um rótulo social e ecológico para o etanol produzido no país, de forma a garantir aos compradores nacionais e internacionais, que a produção deste combustível respeita os princípios da sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

A criação deste rótulo, que se perspectiva dentro de 3 ou 4 anos, irá permitir assegurar que o etanol provém de culturas onde o proprietário cumpre os requisitos legais em matéria de legislação do trabalho e do ambiente.

O Brasil pretende aumentar a superfície cultivada com cana-de-açúcar, destinada à produção de etanol, de 3 para 6 milhões de hectares, num horizonte de 10 anos com garantias de qualidade do produto. Este aumento da área de cultivo será feito essencialmente com recurso à recuperação de zonas improdutivas.

O Presidente Lula da Silva declarou, na passada terça-feira, que o sector do etanol deverá melhorar as condições de trabalho dos agricultores e criar um “stock” que garanta o abastecimento internacional.

O Brasil procura assim manter a sua posição de líder no mercado internacional de produção de etanol, contrariando as previsões que têm vindo a indicar que os EUA se afirmarão como maior produtor global do combustível por volta de 2010.

Na próxima colheita, a produção de etanol brasileiro deverá chegar aos 20 mil milhões de litros, o que representará um aumento significativo face aos 3.4 mil milhões de litros exportados no ano passado.

Sem comentários: