terça-feira, novembro 06, 2007

Design que salva vidas

.
Aqui ficam exemplos de design que salvam a vida de muitos...


Estima-se que mais de um bilião de pessoas estão expostas a doenças devido à ingestão de água imprópria para consumo. Este pequeno dispositivo portátil de purificação de água (Lifestraw) permite que as bactérias que causam doenças como a desinteria, malária e cólera entre outras sejam destruídas antes da ingestão da água.



O Antivirus é um dispositivo plástico de peso reduzido que se adapta a qualquer lata de bebida. De acordo com a a Organização Mundial de Saúde (WHO) são administradas mundialmente 16 biliões de injecções no mundo. Destas, as agulhas contaminadas provocam cerca de 260 000 contaminações com HIV, 1.3 milhões de mortes e 23 milhões de casos de hepatite. Este simples dispositivo permite um upgrade ao comum isolamento de agulhas. O preço normal de um dispositivo vulgar, de cartão, utilizado pela WHO e UNICEF é de 1,6 a 2 dólares, sendo estes caixas que se degradam facilmente e podem ser rapidamente abertas. Este dispositivo torna-se mais seguro por ter melhor isolamento devido á pequena abertura das latas, e mais barato pois além de reutilizar vezes sem conta a parte plástica reutiliza também latas que iriam para o lixo.



Milhões de pessoas por todo o mundo passam os seus dias a percorrer longas distâncias em busca de água para as suas necessidades diárias. Os métodos tradicionais de transporte da água incluem pesados contentores de água transportados na cabeça e outros. O Hippo Roller Water torna o transporte da água mais cómodo e seguro onde a constituição dos bidons permite ainda a conservação da água face a elevadas temperaturas. Esta inovação permitiu ainda que a cultura de certos povos começasse a mudar. Assim a tarefa de ir buscar a água, que era da exclusiva responsabilidade das mulheres e crianças, passou a interessar também aos homens.



Muitos esperam por um transplante de órgãos. Desde que os transplantes se tornaram possíveis que os órgãos são transportados em contentores cheios de gelo que provocam muitas vezes a danificação dos órgaos inviabilizando os transplantes. Este novo aparelho permite que seja feita a monitorização em tempo real dos orgãos durante o seu transporte e um melhor acondicionamento dos mesmos.



A rede Design 21 Social Network animada por uma comunidade virtual, pretende ser um espaço de promoção dos jovens criadores dos cinco continentes, um fórum de informação e laboratório de ideias para inspirar novos estilos de vida e promover a comunicação entre os povos através do design. Trata-se também de sublinhar o papel e o lugar específicos do design na definição de soluções duráveis para a preservação do ambiente e a melhoria das condições de vida dos habitantes do planeta. Desta iniciativa surgiram já grandes projectos, e vão certamente continuar a surgir, que salvam muitas vidas!

Sem comentários: