domingo, novembro 25, 2007

The “Six Sins of Greenwashing”


1. Sin of the Hidden Trade-Off

2. Sin of No Proof

3. Sin of Vagueness

4. Sin of Irrelevance

5. Sin of Fibbing

6. Sin of Lesser of Two Evils




Cada vez mais as marcas publicitam novos produtos apostando na onda de consciencialização da sociedade relativamente a problemas ambientais. Sendo a sustentabilidade dos produtos um aspecto que actualmente leva a um aumento consideravel da competitividade nas empresas, tem vindo a impor-se um novo movimento entre o sector empresarial de seu nome "GreenWashing".

O “greenwashing” é um conceito que pode ser traduzido por “branqueamento verde”. Neste conceito cabem todos os procedimentos pelos quais uma empresa transmite à população a ideia de que está preocupada com o bem-estar do planeta quando na realidade nada faz para reduzir o seu impacto na natureza. A forma mais óbvia de “greenwashing” é o investimento em publicidade enganosa, incluindo a falsa rotulagem de produtos como “amigos do ambiente”.

Este fenómeno começa agora a ser analisado. Uma empresa de marketing norte americana elaborou um estudo onde tenta salientar quais as estratégias mais utilizadas para sobre dimensionar os benefícios ecológicos dos produtos vendidos.

O estudo pode ser consultado AQUI

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