quinta-feira, dezembro 06, 2007

WatAir


O orvalho matinal que fica nas folhas e nas teias de aranha serviu de inspiração para dois arquitectos criarem um novo sistema colector de água.

Joseph Cory, da empresa Geotectura, e Eyal Malka, da Malka Arquitectos, são os criadores do "WatAir", um sistema que recebeu um prémio na competição "Colectar água", idealizado pela ONG WaterAid.

A ideia do colector é simples, consistindo numa estrutura em formato de pirâmide invertida que é suspensa sobre um poço ou tanque colector. Os painéis da estrutura capturam o orvalho, que então desliza para o tanque colector.

O WatAir pode ser inteiramente montado com produtos recicláveis. Os painéis e a estrutura podem ser feitos com tecido elástico simples, metal, vidro, plástico, alumínio ou bambu, apresentando um custo de produção muito reduzido.

Um colector de aproximadamente 96 metros quadrados pode permitir a recolha de 48 litros de água por dia. Pode não parecer muito, mas com algumas unidades instaladas pode-se criar uma grande estrutura, que ajudará comunidades carentes em diversas partes do mundo – visto que o orvalho se forma em qualquer local exposto, apenas variando na intensidade.

Sem comentários: