terça-feira, abril 22, 2008

Hipótese de Gaia


A Hipótese de Gaia, também denominada como Teoria de Gaia, é uma tese que sustenta que o planeta Terra funciona como um ser vivo, como um gigantesco ecossistema. A hipótese foi apresentada em 1969 pelo investigador britânico James E. Lovelock, e afirma que a biosfera do planeta é capaz de gerar, manter e regular as suas próprias condições do meio-ambiente.

Apesar das dificuldades de definição do que é a vida no mundo científico, esta teoria é uma forma de entender o meio onde estamos inseridos. A Terra é uma interacção entre o vivo e o não-vivo.

O nome Gaia é uma homenagem à deusa grega Gaia, da Terra. Vista com descrédito pela comunidade científica internacional durante muito tempo, a Teoria de Gaia encontra simpatizantes entre grupos ecológicos, místicos e alguns investigadores e cientistas.

No entanto com o fenómeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese tem ganho, cada vez mais, credibilidade entre cientistas de todo o mundo.

Em de 2006. Lovelock afirmou no "The Independent" que "o mundo já ultrapassou o ponto de não retorno quanto às mudanças climáticas e a civilização como a conhecemos dificilmente irá sobreviver".

1 comentário:

Anónimo disse...

Só é cego quem não vê estaimensa realidade, os mesmos átomos que corre em nossos corpos sãoos mesmos que estão no planeta e estamos trocandoessas informações, elétrons, quarks, etc. o tempo todo. Envenenando-a, nos envenenamos e falta muito pouco tempo para que os animais "racionais" eram suposto que fossem, percebem isso. Hoje o animal humano se comporta pior que qualquer outra raça que eles mesmos consideram irracionais, são ignorantes e orgulhosos e agora nem percebe quão pouco tempo eles tem, mas se, por acaso eles soubessem, se importariam? A Terra é um organismo vivíssimo, bem como todos os átomos e célutas, Deus não criou nenhuma só partícula retardada. Quem assim ficou foi por livre arbítrio.